Bem Vindo

News Digital MG na Internet...vídeos, Fotos e Muitas Informações para Você

Links NDM

Pesquisa Google........ 30 Mitos........ E-Mail Grátis........ Dor de Dente........ Baixa tudo........ Youtube NDM........ Cifras Grátis........

Twitter NDM........ Download de Musicas........ Personalize seu Blog

Todos os Links da News Digital MG são de total responsábilidade do Usuário

News Digital MG - Sempre com Você

terça-feira

As principais causas da caspa e a melhor forma de controlá-la

      Descubra quais os principais responsáveis por gerar o aparecimento das caspas, conheça os cuidados mais indicados e ainda confira algumas sugestões de produtos específicos para livrar os fios desse problema

Ver seu cabelo coberto de pontos brancos é chato. Mas esqueça o mito de que caspa é sinônimo de falta de higiene. Essa descamação do couro cabeludo é desencadeada por fatores hormonais, mudanças bruscas de clima e pelo stress, mas (ainda bem!) pode ser domada.

Quem tem

Ao contrário do que muita gente pensa, a caspa, que afeta 32% da população brasileira, não é só coisa de homem. Num levantamento feito pela Unilever, enquanto 42% da ala masculina declarou ter o problema ao menos uma vez por ano, o número entre as mulheres foi de 39%. A caspa tampouco escolhe tipo de cabelo: pode surgir nos secos e nos oleosos.

O que acontece

O couro cabeludo é formado de pele, que descama devido à perda de células mortas e à chegada de células vivas. "A descamação fininha é normal, mas, quando a pessoa perde pedaços de pele, os floquinhos mais brancos, trata-se de uma inflamação chamada dermatite seborreica, o nome técnico da caspa", explica Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

De onde vem

A caspa pode aparecer por fatores que incluem o clima seco do outono/inverno e o stress, porque o estímulo nervoso faz as células se dividirem mais rapidamente. "Na mulher, a descamação também pode ser causada por alterações nos hormônios sexuais e nas glândulas suprarrenal e tireoide", diz Bedin. Outro problema: a caspa atrai fungos. "Sua proliferação causa ainda mais irritação no local", afirma Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em situações extremas, a dermatite surge em sobrancelhas, maçã do rosto e entre os seios.


Como cuidar

Não há cura definitiva, mas a caspa pode ser controlada. A primeira providência é comprar um xampu com ação anticaspa. Esses produtos funcionam (mesmo!) porque têm em sua composição princípios ativos que diminuem a divisão celular. Entre os dois mais comuns estão o zinco e o cetoconazol. Só há uma forma de saber qual funciona melhor para você: experimentando. "Hoje há versões que condicionam e hidratam, ao contrário dos mais antigos, que ressecavam o cabelo", diz Denise. Em casos de descamação forte, o dermatologista pode receitar medicamentos via oral. Fica o alerta: "Quando os cuidados são interrompidos, a caspa costuma voltar", lembra Bedin.

Elimine os maus hábitos

Para começar, lave o cabelo todo dia em água morna (mais para fria), para que as escamas não se acumulem, e seque com o secador. Na hora de lavar, não use a unha, apenas a polpa do dedo. Também não é legal mexer nos fios o tempo todo. Se você já tem oleosidade em excesso, seguir uma alimentação gordurosa e rica em açúcar pode piorar o caso. Sempre que possível, vá para o sol (da manhã ou do fim da tarde), que é um anti-infl amatório natural. Mas não abuse. "Em excesso, o efeito é o contrário", alerta Bedin.

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários ofensivos...
Escreva somente sobre o assunto...
Nem sempre há respostas para determinadas perguntas...
News Digital MG agradeçe.

Estatísticas - Online

online

....................... ...

Ajude este Site

toolbars Rodapé