domingo
30% dos apaixonados devem presentear alguém especial no Dia dos Namorados
Os consumidores já se preparam para o Dia dos Namorados, que será celebrado em dez dias, em 12 de junho. E, segundo uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) sobre a intenção de consumo para a data em Belo Horizonte, 30,4% dos consumidores devem presentear seus cônjuges neste ano. O percentual é mais baixo se comparado ao dado de 2018, quando o desejo foi exposto por 36,4% dos entrevistados.
Ainda conforme o levantamento, dentre os que vão presentear, 90,6% devem gastar até R$ 200. A data é considerada a terceira melhor para o comércio varejista, mas para os empresários que atuam junto ao público jovem, chega a ser considerada a segunda melhor em vendas.
Entre os consumidores que não vão presentear no período, a maioria (59,9%) não tem a quem dar presentes, enquanto 21,4% não têm o costume. Já entre os que irão presentear, conforme a pesquisa, as roupas devem ser a preferência, com 37,2%. Calçados e artigos de perfumaria representaram, respectivamente, 14% e 10,7%. As promoções (59,5%) e os preços reduzidos (30,6%) continuam sendo estímulos para a compra dos presentes. Em contrapartida, os preços altos (76%) e o atendimento precário (24,8%) são os principais fatores que irão desestimular os apaixonados a irem às compras.
O estudo ainda revelou que 60,2% dos consumidores ainda não sabem como irão comemorar a data. Já 31,4% devem optar por um almoço ou jantar especial em casa, e 23,1% deve fazer uma dessas refeições em restaurantes. Já 33,1% disse que não tem o costume de comemorar.
Seja qual for a sua escolha, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF) orienta os consumidores a se planejarem, estipulando o valor máximo a ser gasto e realizando pesquisa de preços com antecedência para encontrar bons descontos.
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