A monetização dessa campanha está diretamente ligada à entrega de anúncios massivos
segunda-feira
WhatsApp tem compartilhamento de golpe que oferece 1000 GB de internet
A empresa de cibersegurança ESET identificou um novo golpe que chega aos usuários do WhatsApp. Dessa vez, uma mensagem compartilhada oferece "1000 GB" de internet gratuita para o usuário devido ao aniversário do app. Por trás da mensagem, na verdade, se esconde um golpe para gerar renda de publicidade para cibercriminosos.
A monetização dessa campanha está diretamente ligada à entrega de anúncios massivos
A monetização dessa campanha está diretamente ligada à entrega de anúncios massivos
Logo após o clique no link, o usuário é redirecionado para um questionário com diversas perguntas. Além disso, o golpe pode que ele compartilhe o link para 30 pessoas e, dessa maneira, ter os "1000 GB" liberados.
Segundo a ESET, o objetivo deste golpe é mostrar publicidades durante todo o processo. Ou seja, nenhuma evidência foi encontrada de que foram instalados programas maliciosos ou de que houve tentativa de roubar informações adicionais. Nesse sentido, a monetização dessa campanha está diretamente ligada à entrega de anúncios massivos e sem autorização dos usuários.
"Recomendamos ter soluções de segurança robustas, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops. Nas análises realizadas com proteção ativa, o acesso a essas páginas é filtrado pelo módulo antiphishing das soluções. Em qualquer caso, não podemos ignorar a importância da educação para os usuários, bem como manter-se informado sobre as ameaças e técnicas existentes para se proteger. Quanto mais cauteloso e informado for o usuário, menores serão as chances de clicar em phishings", diz Luis Lubeck, especialista em segurança da informação da ESET América Latina.
A ESET também notou a existência de um novo site voltado para a disseminação do phishing. Depois de analisar o número de páginas indexadas neste domínio, ela observou que existem pelo menos 66 "ofertas" diferentes, cada uma simulando uma marca ou empresa diferente, como Adidas, Nescafé, Sopas Sorrel, Rolex Watches, por exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Não faça comentários ofensivos...
Escreva somente sobre o assunto...
Nem sempre há respostas para determinadas perguntas...
News Digital MG agradeçe.