Bem Vindo

News Digital MG na Internet...vídeos, Fotos e Muitas Informações para Você

Links NDM

Pesquisa Google........ 30 Mitos........ E-Mail Grátis........ Dor de Dente........ Baixa tudo........ Youtube NDM........ Cifras Grátis........

Twitter NDM........ Download de Musicas........ Personalize seu Blog

Todos os Links da News Digital MG são de total responsábilidade do Usuário

News Digital MG - Sempre com Você

quarta-feira

História da Viação Salutaris e Turismo LTDA.


Viação Salutaris completa 65 anos




No mês de janeiro, a Viação Salutaris completa 65 anos de existência. De uma pequena empresa que atendia apenas as cidades de Paraíba do sul, Três Rios e Petrópolis (RJ), hoje a empresa faz parte da Unidade Passageiros do Grupo Águia Branca,  atuando nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
HistóriaEm meados da década de 40, o Brasil tinha sua economia baseada na cultura do café, a indústria ainda era um sonho. A população de não passava de 45 milhões de pessoas, ainda vivia na zona rural, não fabricávamos carros, caminhões, ônibus ou componentes para abastecer veículos particulares. Por isso, o transporte coletivo surgia como opção.
Apesar de bem sucedido em seu negócio, uma estância de lenha na cidade de Petrópolis, o senhor Sebastião Moel percebeu que a utilização do gás para consumo doméstico diminuiria drasticamente o mercado e a capacidade do seu negócio. Era hora de mudar de ramo. No dia 13 de janeiro de 1945, Sebastião Noel adquiria a Viação Salutaris, uma pequena empresa de ônibus em Três Rios, Rio de Janeiro. Seu nome deve-se a uma instância de água existente na cidade de Paraíba do Sul, chamada Salutaris, de propriedade de um comerciante português. 

Na época da aquisição, a Viação Salutaris contava com as linhas para Paraíba do Sul, Três Rios e Petrópolis. Em 1946 implantou a linha Paraíba do Sul ao Rio de Janeiro e no ano seguinte, 1947, entram em operação as linhas São José do Rio Preto à Petrópolis, Três Rios à Além do Paraíba e Três Rios à Areal. Os anos 50 foram dourados para a ampliação do negócio da Viação Salutaris. O contexto de crescimento que o Brasil experimentou nesse período refletiu no crescimento da empresa.

A crise política dos anos 60 não impediu que a Salutaris contasse com uma expansão em suas linhas. No ano de 1965 ampliou suas linhas com a aquisição da primeira linha de grande percurso, de Petrópolis a São Paulo. Quatro anos mais tarde incorporou a Viação Águia D'Ouro, assumindo o controle da linha de São Paulo a Ponte Nova (MG). Após essas aquisições, a empresa passou a operar nos principais estados da região sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Milagre Brasileiro, o plano econômico dos militares, possibilitaram que a Salutaris experimentasse um grande crescimento na década de 70. Adquiriu-se mais uma empresa de ônibus, a Auto Ônibus Friburguense, que operava a linha Nova Friburgo ao Rio de Janeiro, em 1972. Conquistaram, também, outra linha de longo percursos, ligando São Paulo á Vitória da Conquista, pela aquisição da empresa Viação Vera Cruz, com 50 ônibus. Houve também investimento na garagem, com a construção de uma nova sede, em Barão de Angra.

Nos anos 90, o programa de qualidade total foi inserido na rotina da empresa, que permitiu desenvolvimento de algumas áreas e rotinas da empresa, mesmo não explorando todo seu potencial.

A Salutaris contou com o reconhecimento de alguns de seus processos por entidades organizadas, como grupo de Profissionais de RH de Petrópolis, que premiou a empresa por duas vezes, em 1999 e 2001. A revista exame, em seu anuário As 100 Melhores Empresas para se Trabalhar, reconheceu o ambiente de trabalho da Salutaris nos anos de 2001 e 2002.
 
Em 2003, a Salutaris é adquirida pelo Grupo Águia Branca, passando a integrar a Unidade de Passageiros. Em 2005, aplicou-se à frota da empresa uma nova programação visual, desenvolvida pelo designer Hans Donner.

7 comentários:

Luiz disse...

Eu gostava da Salutaris quando pertencia aos antigos donos, a pintura era mais bonita e havia muitos ônibus Scania, que hoje a empresa não tem mais.

Unknown disse...

Meu pai e minha mãe se aposentou na viação salutaris uma ótima empresa eles contam muitas histórias pra mim

Unknown disse...

Meu pai e minha mãe se aposentou na viação salutaris uma ótima empresa eles contam muitas histórias pra mim

Unknown disse...

Eu também gostava mais da Salutaris , a pintura era bem mais bonita , o interior era mais bem cuidado , mais as viagens continua sem atraso isso e muito bom

Unknown disse...

Agora só vive com atrasos

Unknown disse...

Eu tambem gostava,amava os onibus e a pintura verde e laranja ,uma pena acabar!

Unknown disse...

Era uma otima empresa,hoje ñ é mais ,aguia branca péssima !

Postar um comentário

Não faça comentários ofensivos...
Escreva somente sobre o assunto...
Nem sempre há respostas para determinadas perguntas...
News Digital MG agradeçe.

Estatísticas - Online

online

....................... ...

Ajude este Site

toolbars Rodapé