Bem Vindo

News Digital MG na Internet...vídeos, Fotos e Muitas Informações para Você

Links NDM

Pesquisa Google........ 30 Mitos........ E-Mail Grátis........ Dor de Dente........ Baixa tudo........ Youtube NDM........ Cifras Grátis........

Twitter NDM........ Download de Musicas........ Personalize seu Blog

Todos os Links da News Digital MG são de total responsábilidade do Usuário

News Digital MG - Sempre com Você

domingo

Quais os cuidados ao soltar fogos de artifício



Já é tradição. A cada virada de fim de ano, o brilho colorido dos fogos de artifício corta o céu para dar boas vindas ao Ano Novo e garantir o espetáculo das festas de réveillon. Porém, muitas vezes, a falta de cuidado de quem solta ou manuseia os artefatos transformam os fogos em vilões. Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que nos últimos 16 anos, 147 pessoas morreram e 6.500 foram internadas no País como consequência de acidentes envolvendo fogos de artifícios. Somente este ano, até outubro, 500 pessoas foram internadas, o que gerou um custo de R$ 414 mil ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Queimaduras, dilaceração do rosto e amputação de dedos são os ferimentos mais frequentes nestes tipos de acidentes. De acordo com o Corpo de Bombeiros do ABCD, há dicas de seguranças que, se seguidas, podem evitar qualquer problema com os artefatos. Uma delas é não soltar foguetes ou rojões próximos ao rosto ou segurando nas mãos. O ideal é comprar produtos que venham com base para ser instalada no chão. Na hora de acender os fogos, o correto é manter distância de 30 a 50 metros de outras pessoas, casas, veículos ou redes elétricas.
Outra orientação é não tentar reaproveitar os fogos que não estouraram. O correto é molhar os artefatos que falharam para apagar o pavil e evitar acidentes. É aconselhável ainda ler as instruções do fabricante na embalagem e comprar produtos em estabelecimentos autorizados. De acordo com as informações dos bombeiros, os locais clandestinos vendem produtos avulsos, sem as orientações dos fabricantes na embalagem e que não passam por testes.
Os bombeiros também alertam para que as pessoas não transportem os fogos nos bolsos ou estoque grandes quantidades em casa, pois há risco de explosão. Outra dica é não associar fogos de artifício com o consumo de bebidas alcoólicas. A lei autoriza a venda de fogos para maiores de 18 anos. A sugestão para as crianças é brincar com as ‘bombinhas’ (que não tem pólvora).  Em caso de shows pirotécnicos, os bombeiros lembram ainda que existem profissionais especializados para realizar o trabalho.
Apesar das dicas, em caso de acidente, o Ministério da Saúde recomenda que o ferimento seja lavado com água corrente. O órgão também pede para não tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas. A pessoa ferida deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência para atendimento médico.
Acidente em Santo André marcou ABCD

O tema fogos de artifícios se transformou em algo recorrente no ABCD, após a explosão da loja de fogos Pipas e Cia, no dia 24 de setembro de 2009, na rua Américo Guazelli, Vila Pires, em Santo André. O acidente mostrou o poder de destruição que os artefatos carregam ao serem manipulados ou armazenados de maneira inadequada.
Na ocasião, a explosão devastou um quarteirão, destruiu quatro casas, interditou outras 30 e provocou a morte de duas pessoas, o primo do dono da loja Denian Castelanni, 41 anos, e da doméstica Ana Maria de Oliveira Martins, 58, que trabalhava no local.
Passado três anos do acidente, o proprietário da loja, Sandro Luiz Castellani, 43 anos, e a esposa dele, Conceição Aparecida Fernandes, 43 anos, aguardam em liberdade a definição da Justiça sobre as respectivas penas. O processo está nas mãos da juíza Maria Lucinda da Costa, da 1ª Vara Criminal de Santo André desde fevereiro deste ano. O casal é acusado por duplo homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários ofensivos...
Escreva somente sobre o assunto...
Nem sempre há respostas para determinadas perguntas...
News Digital MG agradeçe.

Estatísticas - Online

online

....................... ...

Ajude este Site

toolbars Rodapé