quarta-feira
Sarampo ganha perigosamente terreno no mundo todo
O sarampo, uma doença evitável, mas potencialmente mortal, está ressurgindo em países como Venezuela, Brasil, Ucrânia e Madagascar, e também em um subúrbio de Nova York, devido a um retrocesso da vacinação nos países ricos e à falta de acesso para os pobres.
– O que é o sarampo? –
É uma doença viral extremamente contagiosa, mais que o ebola ou a gripe, cujo tratamento não leva à cura, consistindo apenas no alívio dos sintomas.
Afeta, sobretudo, as crianças, mas não só. O vírus se propaga quando os doentes tossem ou espirram e permanece ativo durante duas horas.
O sarampo se manifesta com uma febre alta antes de uma erupção de placas. É contagioso durante quatro dias antes e depois da erupção.
Com frequência benigno, este mal pode apresentar complicações graves, respiratórias (infecções pulmonares) e neurológicas (encefalite), particularmente entre pessoas vulneráveis.
As autoridades sanitárias mundiais insistem na importância da vacina, em nível individual mas também coletivo: uma cobertura alta (95% da população) protege as pessoas que não podem ser vacinadas devido, sobretudo, a um sistema imunológico debilitado.
– Alerta mundial –
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef fizeram soar o alarme ante o recrudescimento do sarampo.
A OMS registrou um aumento de 50% dos casos registrados no ano passado em relação a 2017, que deixaram 136.000 mortos no mundo.
Até 2016, a doença estava em retrocesso.
Segundo a Unicef, 98 países reportaram um aumento do número de casos em 2018. Dez, entre eles Ucrânia, Brasil e França, são responsáveis por três quartos do aumento total.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Não faça comentários ofensivos...
Escreva somente sobre o assunto...
Nem sempre há respostas para determinadas perguntas...
News Digital MG agradeçe.