Bem Vindo

News Digital MG na Internet...vídeos, Fotos e Muitas Informações para Você

Links NDM

Pesquisa Google........ 30 Mitos........ E-Mail Grátis........ Dor de Dente........ Baixa tudo........ Youtube NDM........ Cifras Grátis........

Twitter NDM........ Download de Musicas........ Personalize seu Blog

Todos os Links da News Digital MG são de total responsábilidade do Usuário

News Digital MG - Sempre com Você

domingo

Como surgiu o GPS

  Como surgiu, como funciona e como é feita a emissão dos sinais

Trata-se de um sistema eletrônico de informação criado pelo exército norte-americano e que começou a ser usado por eles em 1972. Mas era muito mais uma base de teste do que uma ferramenta de auxílio. Muitos ajustes ainda seriam necessários antes de chegarmos à versão atual.
Alguns anos e muitos estudos depois, em 1995, o Sistema de Posicionamento Global foi plenamente desenvolvido e considerado pronto para funcionar de maneira efetiva. Ainda bem, porque não saiu nada barato: o custo para colocar o sistema em pé foi de, aproximadamente 10 Bilhões de Dólares Americanos.
Mas a verdade é que até o ano 2000 o Departamento de Defesa dos Estados Unidos dificultava, e muito, a utilização da transmissão destes sinais por civis e terceiros. Os aparelhos de uso civil não conseguiam operar com precisão menor do que 90 metros. O que era feito para facilitar, acabava confundindo e, não raramente, atrapalhando.
O fim dos problemas?
As questões se dissiparam após a assinatura de uma lei que impunha o fim da interferência que impedia a transmissão eficaz dos sinais do sistema. Atualmente, a Rússia e os Estados Unidos são os países detentores dos dois sistemas operantes no mundo. Os europeus e os chineses estão correndo por fora e já tem sistemas GPS em fase de teste, e que deverão ser lançados em um futuro não muito distante.
Esta gama maior no número de opções é muito importante para todos nós, uma vez que sistema norte-americano, por exemplo, pode ser retirado ou deixar de ser gratuito a qualquer momento, caso o Departamento de Defesa da Casa Branca assim decida. A explicação para uma retirada sem prévio aviso é que o sistema dos Estados Unidos foi criado para fins militares, mas o governo da terra do Tio Sam liberou o uso civil.  

Por isso, se uma guerra muito séria e grande ocorrer e eles entenderem que é preciso, podem direcionar os sinais emitidos somente para este fim.
Subdivido em três partes - espacial, controladora e utilizadora –, o sistema trabalha  da seguinte maneira: os satélites, que ficam orbitando ao redor da Terra (parte espacial), emitem sinais contendo diversas informações, como coordenadas geográficas. O controle destes satélites é feito por estações terrestres localizadas próximo à linha do Equador. Esta movimentação é a parte "controladora" do processo. As estações terrestres da Zona Equatorial são encarregadas de manter os satélites orbitando corretamente, além de controlar seus relógios anatômicos e os dados que eles emitem.
A terceira parte, "utilizadora", é realizada por um receptor GPS que capta os sinais emitidos pelos satélites. Ou seja, o sistema de GPS funciona através de um aparelho receptor (que também chamamos de GPS, como o sistema) de sinais emitidos por satélites que ficam orbitando o planeta Terra. Para realizar esta tarefa, cada um destes satélites circula ao redor do nosso planeta duas vezes por dia, a vinte mil e duzentos quilômetros de altura, viajando a mais de onze mil quilômetros por hora.
Bem, após o recebimento destas informações receptadas por sinais, o aparelho que ganhou o nome da tecnologia (GPS) faz a leitura deste conteúdo e o cálculo das coordenadas para nos indicar o lugar em que estamos ou onde queremos ir, por exemplo. Pelo menos quatro satélites são utilizados simultaneamente na geração de cada uma destas informações, o que ocasiona em maior precisão e agilidade.
Para que consigamos ler este conteúdo que nos é repassado pelo GPS, são necessários softwares e/ou banco de dados. Além de nos dizer onde estamos, estes programas tem várias outras funcionalidades bastante interessantes. Eles podem nos fornecer detalhes sobre determinados pontos turísticos famosos, podem calcular o tempo, a distância e nos ajudar a escolher a melhor rota a seguir na hora de viajar.
A tecnologia GPS já é encontrada em muitos aparelhos portáteis que utilizamos em nossa vida diária. Existem muitos modelos de celulares, relógios, computadores de mão, notebooks e rastreadores de automóveis. Nos veículos, eles também são muito utilizados como um sistema de navegação de mapas, ótimo para orientar melhor o motorista distraído.
O GPS também é muito utilizado na  indústria da aviação civil e comercial, e é igualmente solicitado na navegação marítima. A verdade é que todos se beneficiam com esta tecnologia.
Um outro excelente caso que podemos usar como ilustração é quando um grupo de mochileiros se perde mata adentro. Caso um dos andarilhos tenha um aparelho GPS ou um aparelho que contenha GPS, eles podem achar o rumo de volta à cidade grande sem precisar acionar as autoridades locais e pedir ajuda. O pessoal do Corpo de Bombeiros agradece!
No entanto, alguns países – mais especificamente Síria, Coreia do Norte e Egito – proíbem o uso do GPS. Esperamos que esta história mude e que todo mundo possa desfrutar desta maravilha tecnológica, se assim desejar.

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários ofensivos...
Escreva somente sobre o assunto...
Nem sempre há respostas para determinadas perguntas...
News Digital MG agradeçe.

Estatísticas - Online

online

....................... ...

Ajude este Site

toolbars Rodapé